Procedimentos

Broncoscopia

Consiste na de realização um exame para avaliar as vias aéreas, este método é capaz  de observar desde a laringe, inclusive as pregas vocais, seguindo pela infraglote, traquéia, brônquios, até brônquios subsegmentares de terceira e quarta ordem, a depender do calibre do broncoscópio.

A broncoscopia além de visualizar as vias aéreas, também permite a realização de procedimentos nas mesmas, como a biópsia de tumores no interior das vias aéreas e até nos pulmões, permite ainda o diagnóstico e tratamento das doenças traqueais benignas e malignas, assim como a colocação de órteses, de forma minimamente invasiva.

Um dos principais e cruciais papéis da broncoscopia, é a retirada de corpos estranhos aspirados acidentalmente para o interior das vias aéreas, principalmente em crianças, método este realizado com um tipo de broncoscópio rígido, uma espécie de tubo, assim como de pinças especiais.

Este exame pode ser realizado tanto ambulatorialmente, ou seja, em clínicas especializadas, sob sedação, sempre é claro, acompanhado por um anestesiologista, assim como em um centro cirúrgico ou em uma UTI, nos pacientes mais graves e em crianças.

Veja alguns tipos de broncoscopia: