Notícias

Cirurgiões do Grutórax palestram no XI Congresso Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica

20.09.2018

Dr. José Moreira Netto (a esq.) e Dr. Petrúcio Sarmento (a dir.) como palestrantes do XI Congresso Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica.

Entre os dias 23 e 25 do mês passado, ocorreu no Hotel Summerville, em Porto de Galinhas (PE), mais uma edição do Congresso Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica (CONNECT). Oportunidade ímpar para cirurgiões torácicos e médicos de áreas afins atualizarem seus conhecimentos em relação a diversos temas envolvendo a Cirurgia Torácica.

Convidados internacionais e nacionais estiveram presentes no evento, que discutiram não apenas acerca de temas recorrentes dentro da área (câncer de pulmão, hiperidrose, doenças pleurais e afecções mediastinais; mas também temas e tendências atuais, como cirurgia torácica vídeo-assistida (VATS) e cirurgia robótica (RVATS)

Os cirurgiões torácicos do GRUTÓRAX participaram efusivamente do evento como palestrantes. Segundo Dr. José Moreira dos Santos Netto, cirurgião torácico membro do Grupo Paraibano de Cirurgia Torácica, “A nossa equipe sempre está presente nos principais congressos nacionais da área, procurando apresentar nossas experiências e casuísticas, juntamente com graduandos e residentes”

Na modalidade apresentação oral e mostra de vídeos cirúrgicos, foram apresentados cinco trabalhos para a plenária do congresso. Quanto à modalidade de pôster digital, com o auxílio de estudantes e residentes de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Lauro Wanderley, um total de 07 trabalhos foram selecionados para exposição.

“Na Medicina, atualmente, a assistência médica é importante, mas não é suficiente”, defende Dr. Moreira, “Qualquer instituição que almeje um diferencial, precisa investir em Ensino e Pesquisa: é o que objetivamos como grupo”.

Em 2019, no mês de maio, ocorrerá em Belo Horizonte (MG), o Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica e, segundo o cirurgião, o GRUTÓRAX estará lá mais uma vez, apresentando o resultado de novas pesquisas realizadas pelo grupo.