Grutórax | Cirurgia Torácica e Broncoscopia


Procedimentos

Doenças da traquéia

traqueia

A traquéia é o órgão responsável por conduzir o ar que respiramos das vias aéreas superiores para os pulmões, trata-se basicamente de um tubo, constituído de cartilagem (2/3) e uma membrana elástica(1/3 posterior). Pode ser acometida tanto por doenças malignas (raras) quanto por doenças benignas (mais comumente).

As doenças que mais comumente acometem a traquéia, são as estenoses traqueais, que causam uma obstrução da traquéia, causando inicialmente falta de ar discreta, a qual pode progredir para um quadro de fechamento intenso da traquéia, causando insuficiência respiratória e até a morte, caso não se intervenha de forma imediata.

Os tumores da traquéia, embora raros, podem, da mesma forma crescerem ao ponto de ocasionar um fechamento da traquéia e até uma parada completa da respiração, impedindo a passagem de ar, causando a morte. A traquéia, também pode ser comprimida de fora para dentro, por outras doenças torácicas, proporcionando também um fechamento da traquéia e insuficiência respiratória.

Para uma melhor avaliação destas doenças traqueais, utilizamos tanto a broncoscopia quanto a tomografia computadorizada.